Sábado, 19 de Abril de 2008

A Cultura e a Arte interessam a Autarquia de Chaves?

Instalação da Fundação Nadir Afonso a caminho de Boticas?
*
Devido aos constantes atrasos e ao impasse a que chegou a Instalação da Fundação Nadir Afonso em Chaves, Fernando Campos presidente da Câmara Municipal de Boticas prepara-se para a receber em Boticas.
*
A concretizar-se tal notícia, será caso para dizer, a Autarquia de Chaves não quer saber nada dos projectos e valências conseguidas pelo anterior executivo do PS.
Prefere perde-los a executa-los. A Arte não interessa a Autarquia de Chaves.
*

*
23 de Fevereiro 2008
Cavaco Silva presidiu à assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Fundação Nadir Afonso, tendo em vista a construção de um Centro de Artes em Boticas
*
A construção do futuro Centro de Artes “Nadir Afonso” resulta de uma parceria e um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Boticas e a Fundação Nadir Afonso e corresponde à resposta que a autarquia teve à solicitação do Mestre Nadir Afonso, que, motivado pelas suas ligações familiares a este concelho, uma vez que a sua mãe era natural da aldeia de Sapelos, freguesia de Sapiãos, manifestou a vontade de ter uma obra que perpetue a sua ligação a Boticas.
Este Centro de Artes vai ser uma mais-valia cultural, muito importante e significativa para o desenvolvimento não só do Concelho de Boticas mas também da região do Alto Tâmega. Para tal vai ser construído um edifício de raiz.
De acordo com o autarca, o projecto está a ser elaborado por um prestigiado gabinete de arquitectura de Nova Iorque e tem um custo previsto de 2,5 milhões de euros.
*

*
O Centro de Artes Nadir Afonso irá ter cerca de 80 obras do pintor flaviense em exposição permanente, albergando ainda exposições de pintura ou de outras obras de arte com relevo nacional, uma biblioteca relacionada com temáticas ligadas à pintura e uma escola de pintura. Ao mesmo tempo, o Centro de Artes terá também por função o lançamento de publicações editoriais promovidas pela Fundação ou pelo Município, a realização de colóquios, seminários e outras acções de idêntica natureza, para além da promoção de outras actividades.
*
Este é o nosso grande orgulho”, confidenciou Fernando Campos.
Tentando desmistificar a ideia que “os cultos de Lisboa têm em relação aos habitantes da província”, o presidente da Câmara de Boticas explicou que a construção do centro de artes pretende, de uma vez por todas, provar que o Interior e as suas gentes também gostam e interessam-se por cultura.
Fernando Campos salientou que a ideia da criação de um centro de artes em Boticas partiu de Nadir Afonso.
O hall da câmara tem uns painéis do mestre e quando ele cá veio ver o espaço para os colocar manifestou o interesse de ligar a sua fundação ao nosso concelho, uma vez que a sua mãe era natural de Boticas”, explicou, salientando que a câmara acolheu de imediato a ideia.
Assim, a Câmara de Boticas disponibilizou os terrenos onde o centro vai ser construído e é parceira também na elaboração e execução da obra.
*

*
23-02-2008
Discurso do Presidente da Câmara de Boticas
*

*
«Sr. Presidente da República, Sr. Secretário de Estado, Excelência Reverendíssima, Caros convidados, Minhas Senhoras e Meus Senhores.
*
O Município de Boticas vai assinar hoje com a Fundação Nadir Afonso um Protocolo com vista à construção de um Centro de Artes. Gostaria de realçar a importância que atribuímos a este acto, primeiro pelo sinal que daremos ao país de que, contrariamente ao que muitos intelectuais urbanos pensam, estas regiões do interior não são habitadas apenas por um conjunto de iletrados, que nós designamos, em terminologia popular por “parolos”, sem quaisquer preocupações com a cultura.
Também há aqui, felizmente, e como hoje se pode comprovar, muitas iniciativas culturais de relevo das quais a assinatura deste protocolo é um exemplo. Ele corresponde à resposta que a Câmara Municipal deve à solicitação do Mestre Nadir Afonso, que motivado pelas suas ligações familiares a este concelho de Boticas, uma vez que a sua mãe era natural da aldeia de Sapelos, freguesia de Sapiãos, manifestou a vontade de ter uma obra que perpetue a sua ligação a Boticas.
Aproveito o momento para saudar e agradecer a presença da Presidente da Fundação, Dona Laura Esteves, testemunhando-lhe o reconhecimento do Município pela forma célere e empenhada como a Fundação concretizou a nossa anuência à proposta que nos foi apresentada e ao mesmo tempo desejar que o Mestre recupere rapidamente da intervenção cirúrgica a que se submeteu e que possa tão rápido quanto possível visitar-nos para podermos continuar a trabalhar e a aprender com ele.
Este Centro de Artes vai ser sem qualquer dúvida uma mais-valia cultural, muito importante e significativa para o desenvolvimento não só do Concelho de Boticas mas e sobretudo da região do Alto Tâmega.
*
Nós sabemos que temos que fazer a nossa parte e aqui estamos a dar o exemplo de que não fugimos às nossas responsabilidades nem nos resignaremos.
Vamos construir um edifício de raiz, cujo projecto já está a ser elaborado de acordo com as linhas traçadas pela Fundação, por um prestigiado gabinete de arquitectura norte-americano.
*
Dentro de pouco tempo estará o projecto disponível para que se possa equacionar o lançamento da obra.
Poderemos aliás, no momento da assinatura apreciar já um esboço do projecto que ontem mesmo nos foi enviado.
Vamos ter, de acordo com o protocolo, um mínimo de 80 obras de Nadir Afonso disponíveis em permanência neste Centro de Artes, para além de uma Escola de Pintura e, evidentemente, muitas outras actividades culturais aqui se irão desenvolver.»
*
publicado por Flaviense às 18:40
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.mais sobre mim

.Pesquisar neste blog

 

.Setembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. José Sócrates em Chaves

. 2009

. Boas Festas

. Cine Teatro de Chaves

. UM HOMEM DEITADO NO CHÃO

. Cadeia Comarcã de Chaves ...

. Chaves, o Rio, as Poldras...

. Azenha do Agapito

. Nova Ponte Pedonal

. Cartaz do Dia

. Depois de XIX Séculos, fi...

. Construção da Ponte Pedon...

.Arquivos

. Setembro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

.tags

. todas as tags

.Links

blogs SAPO

.subscrever feeds